Blogia
Transistor kills the radio star?

Informação muito completa

(via Obercom)
"TV Portátil - A revolução tecnológica da televisão

A televisão portátil, ainda em fase de experiências, surge das evoluções tecnológicas no sector da televisão e irá trazer profundas alterações aos serviços disponibilizados e aos hábitos de consumo.
Brevemente, a televisão, tradicionalmente um meio de comunicação electrónica de recepção fixa, deverá atingir a sua forma nómada de alta tecnologia, tal como aconteceu com a rádio, o telefone e o cinema, graças ao leitor de DVD portátil.
Para que se possa falar verdadeiramente de televisão móvel, é necessário que o conteúdo disponível ao telespectador venha, em tempo real, de uma fonte exterior. Esta exigência pôde, durante algum tempo, ser satisfeita a um custo razoável através das tecnologias clássicas da televisão. Mas, pouco depois, surgiram várias evoluções tecnológicas que abriram caminho a produtos e serviços destinados ao grande público, agora sujeitas a experiências-piloto em vários países.
A aparição de novos formatos de codificação trouxeram as melhores perspectivas económicas. Em particular, o protocolo MPEG-4 que permite difundir uma imagem de tamanho reduzido com apenas uma parca quantidade de kilobits por segundo. Desta forma, pode difundir vários programas num multiplex móvel, o que melhora consideravelmente o custo de difusão por canal.
A portabilidade (vem da noção inglesa de handheld device), descreve uma nova forma de mobilidade à escala do indivíduo. Em portabilidade, o receptor funciona sem alimentação externa, sem antena e tolera as deslocações e velocidades seja a pé ou em trajectos com viatura. É uma nova forma de mobilidade e de consumo comparável àquela que se procura na telefonia portátil.
Existem duas formas de difusão. Uma por via terrestre, outra assegura a cobertura do território através de um satélite, complementada por retransmissores terrestres.
As principais tecnologias de difusão terrestre de televisão móvel surgem de quatro protocolos de transporte:
DVB-H;
MBMS;
Tecnologia FLO Qualcomm;
T-DMB.
Actualmente existem duas tecnologias de difusão por satélite:
S-DMB coreano;
S-DMB europeu.

Para mais informações consulte o estudo ““Télévision Numérique et Mobilité”, da DDM (Direction du Développement des Médias).

0 comentarios