Blogia
Transistor kills the radio star?

"Uma «exigência» por parte do público da rádio "

No âmbito das coisas que vou desenvolvendo aqui, enviei um mail ao director da Connect (talvez a melhor revista portuguesa nesta área das telecomunicações e novas tecnologias, mas com um serviço na net muito fraquinho, como se pode ver...): fazem análises aos modelos de telemóveis, mas não referem se estes incorporam, como equipamento extra, receptores de FM.
Para além da promessa de corrigir o "erro" proximamente, Luís Mateus enviou-me uma resposta que publico aqui na sua parte essencial:
"(...) integração de sintonizadores de rádio FM em alguns dos telemóveis mais recentes surge quase como uma inevitabilidade; uma “exigência” por parte do público da rádio que comunga das novas tecnologias. Não só os chamados "telemóveis multimédia" possuem rádio FM, como também possibilitam escutar as emissões em estereofonia, ou simplesmente por meio de um altifalante interno. Além disso, integram cartões de memória adicionais, nos quais podemos gravar ficheiros de música digital (ex: MP3, AAC, etc.), que são reconhecidos e lidos pelo software do telemóvel.
Paralelamente, assistimos actualmente ao lançamento (especialmente nos países nórdicos) de serviços complementares das emissões de rádio. O caso mais interessante será, talvez, o Visual Radio (desenvolvido pela Nokia), que permite acrescentar informações visuais ao conteúdo das emissões radiofónicas. Essas informações (textuais, gráficas, etc.) são descarregadas para o telemóvel a partir da Internet, encontrando-se em perfeita sincronia com o conteúdo das emissões de rádio, facultando explorar a interactividade com os ouvintes/utilizadores
."
(obrigado Luís)

0 comentarios