Blogia
Transistor kills the radio star?

Características do...

Ao contrário do que aconteceu com o primeiro choque, a tecnologia que ameaça também pode ajudar. Isso pode ser um bom sinal (1) :permite novos meios de transporte do conteúdo radiofónico (usando LDM, telemóveis, computadores, consolas), se a rádio souber aproveitar a boleia; também cria novas formas de rádio (internet ou satélite). Mas a tecnologia não tem apenas um carácter amigável. Gera novos meios de consumo, concorrenciais, que retiram à rádio o seu papel exclusivo (até agora...): a capacidade de acumular, em movimento - com um telemóvel ou um LDM faço o mesmo que antes, verdadeiramente, só a rádio me dava... (2)

(1) E daí talvez não. Se pensarmos que a tecnologia do primeiro choque (a televisão) era apenas ameaçadora, e que a rádio conseguiu sobreviver, mais hipoteses terá com uma que lhe abre a porta, embora a empurre para fora...
(2) o walkman com cassetes ou CD nunca foi verdadeiramente uma alternativa. Limitava muito a capacidade de escolha (uma cassete de cada vez) e obrigava a mudanças. Até o CD no carro, mesmo que multiplicado por 10, é uma escolha redutora (que obriga a tirar a caixa, mudar os discos, voltar a colocar a caixa e ficar sujeito a essa oferta)

0 comentarios