Blogia
Transistor kills the radio star?

Na Índia a rádio é a preferida

"O sector rádio na Índia

A rádio como meio de comunicação de massas é ideal para a Índia, pela sua eficácia na cobertura e nos custos, segundo o relatório Indian Entertainment Industry. Focus 2010: Dreams to Reality, produzido pela KPMG para a Confederation of Indian Industry. A indústria é dominada pela emissora estatal, All India Radio (AIR), que cobre 91% do território e atinge 99% da população, através de uma vasta rede de centros de emissão.
Além da AIR, existem 21 emissoras privadas que emitem em FM nas 12 maiores cidades. A publicidade é a base fundamental da indústria radiofónica indiana, sendo que o sector actualmente gera 2,2 mil milhões de rupias e cresce 20% ao ano. No entanto, o sector vê-se confrontado com os altos impostos, sendo que algumas emissoras se vêem obrigadas a fechar por não conseguirem comportar a situação. Um caso revelador dessas dificuldades é o sector privado na cidade de Mumbai onde, na totalidade, as emissoras têm receitas de 250-300 milhões de rupias, mas custos operacionais de 550 a 600 milhões de rupias.
O sector rádio indiano revela um potencial de crescimento considerável, principalmente no sector privado, mas, segundo os analistas da KPMG, para se concretizar seria necessário que as actuais 21 emissoras em 12 cidades crescessem para 300 emissoras em 100 cidades. Tal crescimento deveria reflectir-se no investimento, passando dos actuais 40 milhões para 11 mil milhões de rupias.
A entidade reguladora da Rádio na Índia (TRAI) propôs a transição do actual sistema de taxas para um sistema proporcional às receitas de cada emissora, para travar as perdas do sector. Além desta racionalização das taxas, o governo deve promover e facilitar o crescimento das emissoras privadas que emitem em FM:
Diminuindo os entraves ao investimento estrangeiro;
Promovendo a diversidade de conteúdos e o aparecimento de emissoras focalizadas para nichos;
Permitindo que uma empresa possua diversas emissoras na mesma cidade;
Promovendo a criação de emissoras locais, com programação local.
Contudo, a nível de consumo, o sector rádio na Índia, está a renascer porque os jovens preferem a rádio à televisão uma vez que aquele meio adapta-se melhor ao seu estilo de vida, podendo ouvir música e notícias enquanto se deslocam ou usar os telemóveis como receptores." (via Obercom)

0 comentarios