Blogia
Transistor kills the radio star?

Isto impressionou-me...

O facto de a televisão se tornar mais ágil, mais próximas, com maior e melhor capacidade de resposta, por exemplo usando o computador, retira à rádio espaço de manobra para poder continuar a ser acumuladora; por outras palavras, se o tempo que tenho para estar no computador é dedicado a ver televisão, não ouço de certeza rádio.

(via Obercom)
"O primeiro serviço VOD de televisão em Itália

O RAI Click, o primeiro serviço VOD de televisão em Itália, é o único canal que pode ser acedido através da Internet. O seu sucesso deve-se à inovadora plataforma FastWeb e à organização dos arquivos de conteúdos.
O RAI Click foi o primeiro serviço VOD (Vídeo-on-Demand) de televisão em Itália. Foi lançado em 2000 por uma parceria entre o radiodifusor público RAI (60%) e a FastWeb (40%), o primeiro operador de telecomunicações Triple Play.
Até agora, o RAI Click é o único canal italiano que pode ser acedido através da Internet; é o único canal de televisão da RAI com uma licença de subscrição e uma base de clientes directa, e é o primeiro canal de televisão italiano a desenvolver formatos editoriais e comerciais que exploram as capacidades interactivas da banda larga.
De acordo com a EBU, o objectivo do RAI Click era construir um canal que oferecesse informação e entretenimento em formato VOD, distribuídos tanto através de plataforma FTTH (Fibre to the Home) como através de Internet de banda larga.
Hoje em dia, o RAI Click é um dos quatro novos ramos de media da RAI, juntamente com a RAI Sat (satélite), RAI Digit (Televisão Digital Terrestre) e RAI Net (Internet).
A qualidade do material nos arquivos da RAI e a inovadora plataforma FastWeb permitem aos subscritores do RAI Click escolher o que querem ver, quando quiserem, libertos dos constrangimentos das grelhas de programação. Por outras palavras, cada utilizador do RAI Click tem o seu serviço de televisão pessoal. O RAI Click foi o primeiro canal Pay TV da RAI.
A cadeia de valor de radiodifusão do RAI Click tem o seguinte modelo organizacional:
- Criação de conteúdos: O conteúdo provém dos canais da RAI , com programas dos seus arquivos e grelhas de programação actuais;
- Empacotamento e grelhas de programação: O RAI Click é responsável pelo desenvolvimento de conteúdos e pela organização dos mesmos em formato interactivo, com contribuições editoriais da RAI Net; pela gestão do sistema de aquisições, que providencia armazenamento automático e gestão de conteúdos de vídeo; pela gestão do sistema de conteúdos, que publica conteúdos de vídeo nas várias plataformas; e pela gestão da oferta comercial (preços, promoções, comunicação e gestão da relação de conteúdos).
- Distribuição: O RAI Click é distribuído pela FastWeb, que providencia as plataformas e arquitectura.
O RAI Click oferece 3,500 programas de televisão em Vídeo-on-Demand e 1,500 programas na Internet.
Para além disso, o VOD não é só um novo tipo de veículo de fornecimento de conteúdos, é uma nova forma de ver televisão. Para além disso, não é apenas um serviço de vídeo que as pessoas vêem nos tempos livres, introduz toda uma nova abordagem à televisão.
O desafio para as equipas editoriais, neste momento, é combinar a modalidade da radiodifusão televisiva tradicional com a modalidade que é típica da Internet e tecnologias da informação.
Para mais informações consulte o artigo “RAI Click - «I want my own TV»” publicado na Technical Review de Julho de 2005 da EBU.

0 comentarios