Blogia
Transistor kills the radio star?

O problema da migração para o digital

Jorge Guimarães Silva volta a desenvolver o tema no seu A Rádio em Portugal.
"A situação que se vive é a de uma espiral viciosa: Os ouvintes não compram receptores digitais porque são caros e porque não têm oferta dos operadores; os fabricantes de receptores DAB não baixam os preços porque as vendas ainda não atingiram valores que permitisse manter a margem de lucro com receptores de menor preço; os operadores não apostam nos sistemas de radiodifusão digital porque, baseando-se nas estatísticas das vendas de receptores DAB, sabem que o número de ouvintes das emissões digitais ainda não justifica o investimento em novos equipamentos. E tudo volta ao início."

No Obercom (sobre o mesmo assunto):
"A Comissão Europeia publicou, no passado dia 24 de Maio de 2005, uma Comunicação sobre o switch-over para a radiodifusão digital. Nela salienta-se a importância de os diferentes Estados-membros avançarem com os processos de migração para a televisão digital.
A Comissão espera que, em 2010, este processo se encontre num estado suficientemente avançado e recomenda o ano de 2012 como o prazo comunitário para o switch-off analógico em todos os Estados-membros.
Ao mesmo tempo, a coordenação nos planos nacionais de transição para o digital não é muito expressiva, dado que vários países ainda não apresentaram o respectivo plano de transição ou não comunicaram à Comissão a data do switch-over."
O texto original da Comissão Europeia, aqui.

0 comentarios