Blogia
Transistor kills the radio star?

Manifesto anti-convergência tecnológica (I)

Acabo de ler “The Origin of Brands” (“A Origem das Marcas”, de Al e Laura Ries, Lisboa, Casa das Letras, 2005) e, tal como o seu anterior em Portugal, “A Queda da Publicidade e a Ascensão das Relações Públicas”, é um murro no estômago.
Agora o tema que pai e filha abordam é o posicionamento das marcas num futuro mais ou menos próximo, contestando com inúmeros argumentos aquilo que a esmagadora maioria entende vir a ser uma marca desse futuro, a convergência tecnológica.
Acredito – e não tenho qualquer veleidade de os contrariar – que a convergência tecnológica, integrando as principais indústrias do presente (computadores, Internet, comunicação social/conteúdos, entretenimento), vai triunfar e que aquilo que Al e Laura defendem será desmentido. Mas será difícil chegar ao fim do livro sem ficar a pensar no assunto. De uma forma completamente diferente do que acontecia antes.
Os autores são sinceros quando explicam que a convergência é má para o seu negócio (as diferentes categorias, quando convergem, canibalizam-se e isso ditará o fim de muitas marcas, além de que, quando as tecnologias convergem, as pessoas não procuram novos nomes para se referirem a novas combinações), preferindo as oportunidades que a divergência, em alternativa, proporcionará. E, basicamente, o livro é sobre isso.
Mas os seus argumentos contra as potencialidades da convergência, além de bem fundamentados, estão de tal maneira bem sistematizados que vale a pena – neste contexto – invocá-los:

1 comentario

Flávia Lima -

Gostaria de abordar o tema sobre Marcas dos Ries em outra oportunidade. Sendo brasileira fiquei interessada pelos títulos dos autores. Porém, aqui está difícil conseguir comprar os exemplares. Farei minha tese de conclusão em Comunicação-Relações Públicas e gostaria de ter " A queda da Publicidade e Ascensão das Relações Públicas". Não consigo comprá-los. Poderia enviar e-mail ou um site nde eu possa saber mas sobre o livro? Devo lê-lo? Abordarei sobre a função das RP no processo de valorização de marcas. V o título eme interessei. Preciso dele!!!!!Meu msn: fllavinhaluz@hotmail.com
Pôxa aqui não tem!!! Queria tanto!!!Me ajudem!!