Blogia
Transistor kills the radio star?

ACT: Ponto da situação sobre o podcasting em Portugal

"EXcertos do artigo "«Podcasts» afirmam-se nas rádios nacionais" de Paulo Miguel Madeira - "Público" 22 Jan 06 

"A incursão das rádios da Media Capital neste domínio foi pioneira em Portugal. Desde Maio do ano passado, a empresa do grupo para este meio, a Media Capital Rádio (MCR), lançou uma área de podcast, primeiro no seu site de rádio on-line, o Cotonete, e depois na Rádio Comercial e no RCP.
Entretanto, a empresa prepara-se para dar um novo passo neste domínio. Além das rubricas que já tem disponíveis, a MCR vai lançar em podcast os programas da manhã da Comercial, do RCP (Rádio Clube Português), da Cidade FM e da Best Rock. "Arrancamos na próxima semana. Os podcasts ficam disponíveis uma hora depois do fim dos programas, que acabam às 10h00", disse ao PÚBLICO o director-geral de Multimédia da MCR, Carlos Marques. Para a versão podcast, é retirada a publicidade e as músicas ficam reduzidas a 30 segundos, "porque legalmente não se pode ultrapassar esse tempo em programas disponibilizados on-line sem pagar direitos", explicou ainda.
"Na Europa, só a rádio Virgin, de Londres, é que já faz isto, pois o que há disponível são rubricas." E adiantou que também vão começar a produzir conteúdos para distribuição exclusiva por podcasting. Carlos Marques descreve como "interessantes" as reacções recebidas, mas explica que não têm maneira de conhecer o número exacto de subscritores das rubricas e de edições descarregadas.
Na TSF, que lançou este serviço há duas semanas, está previsto para breve a introdução de novas rubricas, disse ao PÚBLICO o director José Fragoso. Neste período, já disponibilizaram novos agregadores (os programas que permitem fazer a subscrição RSS) no seu site e têm respondido a e-mails de pessoas curiosas em relação ao fenómeno mas que ainda não usaram as ferramentas. Na sua opinião, o podcasting tem tendência para crescer, porque os iPod e os outros leitores de mp3 "multiplicam-se à escala mundial e em Portugal também".
A Rádio Renascença não tem este sistema, mas planeia disponibilizá-lo a partir de meados do ano. (...) Em Portugal, os jornais ainda não entraram nesta era. Mas as rádios já lá estão a chegar (ver texto ao lado). E existe até um directório (www.lusocast.com) com cerca de cem canais listados, e quase 1300 programas, muitos deles em português do Brasil.
Na quinta-feira, os canais mais recentes, que a página inicial do Lusocast ostentava, eram o Rádio Cowboy Cantor, inaugurado nesse dia, bem como Estranho Zumbido (de dia 12) e Pessoal e Transmissível, Rádio.com, e Fado Maior, todos de dia 12 e reflectindo a recente chegada da TSF a este mundo. Um canal corresponde a um link através do qual se subscreve um programa, que é actualizado regularmente.
A homepage do Lusocast também tem uma lista com as últimas dez actualizações de canais. Na altura da consulta do PÚBLICO tinha quatro programas do dia e quatro da véspera."

ACT a 23/1/06: "Hoje fiquei contente de saber que a Apple Portugal, perante o êxito que o "podcast" do HÁ VIDA EM MARKL, assegurado pelo Leonel Martins, tem tido no iTunes, quer colaborar com a RDP na oficialização do dito "podcast" e também pensar em iniciativas de colaboração entre mim e eles. O esforço diário do Leonel (por vezes tão mal agradecido em alguns e-mails azedos que ele recebe quando, por acaso, falha uma edição) tem admiradores não só entre os fãs da rubrica, mas parece-me que também dentro da Apple Portugal!" (via Zone41)

1 comentario

_41 -

Obrigado pela referencia e bom trabalho para o doutoramento!